quarta-feira, 29 de julho de 2009

Poeta homenageia Miraí

No dia quatro de julho, aconteceu o lançamento das poesias de Manuel Rocha. O evento reuniu amigos em um hotel da cidade ( Hotel Central ) que puderam apreciar as poesias em estilo Cordel. Este estilo foi trazido para o Brasil pelos portugueses no início da colonização. O nome Cordel era ligado à forma de comercialização deste material em Portugal, que era pendurado em cordões, lá chamado de Cordéis.
Manuel é natural de Volta Redonda e trás em seus poemas uma homenagem a Miraí e aos filhos dessa terra. Segundo ele, aqui existe um povo de muitas histórias e a cidade faz por merecer a exaltação que tem.
"Não nasci poeta, nem pensava em ser um. Comecei a escrever já com 55 anos, hoje tenho 58 e agora não tenho mais vontade de parar", diz Manuel."
O poeta afirma que este trabalho é também uma homenagem à sua esposa Ema Ângela Schelb Vieira que é miraiense. Ema é uma das responsáveis por este tabalho em estilo cordel.
Durante o lançamento os convidados puderam votar nos melhores poemas. Os vencedores iriam para as páginas do primeiro livro do autor previsto para ser lançado em outubro. E no ano do centenário do cantor e compositor Ataulfo Alves muitos poemas relembraram toda a trajetória deste mestre da música popular brasileira.
Os convidados se emocionaram ao ler poemas e descobriram ali personagens que fazem parte da história da pequena Miraí. Manuel garante que outros poemas virão e contarão histórias de andarilhos como Quirino e Joventino. Para ele, esta terra de encatamentos traz inspiração que " flui no fundo da alma e se revela ao papel de uma forma tão rica e apreciável".
O historiador Luizito Pereira, um dos incentivadores de Manuel esteve presente no lançamento. Para ele Miraí sempre surpreende e o poeta é mais um que se rende às histórias dessa terra. "Quando à Ataulfo, não há como falar dessa cidade e esquecer que este homem tornou-se conhecido e nos fez ser conhecido. Não teria como Manuel não homenageá-lo," acrescenta Luizito.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Trecho da entrevista do prefeito municipal, Sérgio Luiz Resende, para o Jornal Gazeta de Muriaé, em 08 / 05 / 09.

Destaque:

Gazeta: Prefeito, a educação em Miraí tem sido um fator de grande destaque em toda a região, até mesmo em âmbito nacional. A que se pode atribuir isso?


Sérgio Resende - Esse é um mérito que temos que dividir com a nossa secretária de Educação, que é a Maria do Carmo Silva, uma pessoa muito inteligente e esforçada, que comanda muito bem toda a equipe, a qual também está empenhada neste progresso da cidade. Sabemos que os recursos repassados pelo Governo, muitas vezes, não são suficientes, e este é o caso da merenda escolar. O município recebe R$ 0,22 ( vinte e dois centavos ) por merenda, mas, na realidade, gastamos R$ 1,28 ( um real e vinte e oito centavos ). Então, há um grande desafio, mas não deixamos de trabalhar, estamos sempre perseguindo uma melhor educação para nossos alunos e, vendo o sucesso que temos alcançado, tenho certeza que escolhi muito bem a minha equipe.
A Secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, participou da 6ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro, no período de 09 a 11 de Julho de 2009.

"Esta Jornada Internacional de Educação foi uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional para aqueles que verdadeiramente acreditam na educação como agente transformador. Foram três dias de conferências nacionais e internacionais que nos levou a reflexão sobre as mais variadas temáticas, como: Projeto Político Pegagógico: um projeto significativo para escola, Processo ensino-aprendizagem: como conquistar a atenção de nossos educandos, Avaliação Formativa e Regulação das Aprendizagens: em que ponto estamos?, Educação: quem faz com amor faz com qualidade, entre outros. Nós, professores, sempre que tivermos a aportunidade de participar de momentos de aperfeiçoamento como este devemos ter a ousadia de fazê-lo, pois o professor precisa estar sempre preparado para os desafios que uma Educação inovadora oferece."

terça-feira, 14 de julho de 2009

Miraí aposta na educação para promover desenvolvimento local

Unidade da CBA, da Votorantim Metais, articula ações em parceria que mobilizarão a comunidade do município mineiro.

A visita do Instituto Votorantim a Miraí, em Minas Gerais, nos três primeiros dias de julho, marcou o lançamento oficial do Parceria Votorantim pela Educação na cidade, que é conhecida por ser a terra natal do compositor Ataulfo Alves.
Quem abriu a agenda foi o Gerente Geral de Mineração da CBA, Claret Antonio Vidal Abreu, ao lado do Gerente de Produção da Unidade de Miraí, Christian Fonseca de Andrade. Ambos trouxeram idéias de articulação e demonstraram seu compromisso com o Parceria. Para Claret, que está há 28 anos na empresa, um projeto que vem promover o relacionamento sustentável com a comunidade contribui de forma legítima para o sucesso da empresa, destacando que “desenvolvimento regional e educação são frentes importantes para nossa atuação”.
No campo da gestão pública, a Secretária de Educação do município, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, vem fazendo um trabalho de qualificação do desempenho das escolas sob sua responsabilidade, tendo atingido em 2007 o Ideb previsto para o ano de 2013. Mas, reconhece que “o desafio é manter o ritmo de melhoria e continuar evoluindo.”

Ações locais
Uma das iniciativas da Secretaria para responder ao desafio da aprendizagem dos 1040 alunos da rede com qualidade, e na idade certa, é a realização do programa Gestar II, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar do MEC para professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental, que teve início em maio passado. O programa de formação continuada semipresencial tem até um blog, produzido pelo professor Thiago Meira, que acompanha e registra as ações: http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/2009_04_01_archive.html Outra ação desenvolvida pela Secretaria é o projeto “Eu me amoSemana pela Vida”, implantado pelos professores Lucas Esperança da Costa e Alessandra do Carmo Alonso, da Escola Municipal Dom Helvécio.
O PAR – Plano de Ações Articuladas de Mirai encontra-se em análise no MEC e a cidade teve um papel significativo no envolvimento de outros municípios da região nesse planejamento, colaborando com sua experiência no processo.

Agenda intensa

Nas visitas às redações de jornais de Miraí, assim como aos veículos impressos, rádios e TV de Muriaé, cidade pólo da região, os comunicadores locais foram convidados a participar do Parceria colocando o tema na pauta sob vários ângulos, a fim de provocar a “febre da educação” nessas comunidades.
Com a repercussão promissora dos primeiros contatos, os profissionais dessas mídias são candidatos fortes ao Prêmio Comunicador Parceiro da Educação, que tem inscrições abertas até setembro.

No último dia, o prefeito Sérgio Luiz Resende (foto) recebeu a visita do Instituto Votorantim e da representante da Unidade local, ocasião em que assinou o compromisso Todos pela Educação e falou dos esforços de sua segunda gestão na área de Educação.

Ele ressaltou que a parceria é bem-vinda, reforçando sua crença no papel da Educação como base para o desenvolvimento do município.


O último compromisso da agenda foi o encontro com cerca de 30 agentes-chave locais (foto), representados por diretores e professores de escolas públicas, membros do Conselho Tutelar e o chamado “Grupo do Oito”, uma iniciativa do empresariado local, que tem a participação de lideranças sociais. A apresentação do Parceria despertou o interesse de todos, tendo a cobertura da TV Atividade e do Canal Futura. Os próximos passos devem se concretizar com o novo encontro desses agentes-chave do município para a elaboração de um plano de mobilização pela educação.

Fonte: Matéria publicada no blog educação em 07 / 07 / 09. Visite o blog aí galera: http://www.blogeducacao.org.br/

Projeto "Eu me amo - Semana pela Vida" leva informações aos alunos de Miraí

Com o intuito de promover de fato uma formação integral dos jovens estudantes e não apenas "conteudista", a Escola Municipal Dom Helvécio, da cidade de Miraí (MG), criou o projeto “Eu me amo - Semana pela Vida”.
“A proposta é formar cidadãos capazes de mudar sua realidade e a realidade do mundo. Pretendemos que os alunos se desenvolvam e valorizem ainda mais os estudos, pois só assim o município irá crescer e eles crescerão junto”, explica o professor Lucas Esperança da Costa, um dos coordenadores da iniciativa, em parceria com a professora Alessandra do Carmo Alonso.
O projeto contou a participação de cerca de 90 alunos, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e teve apoio da equipe escolar, além da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação.
A proposta da semana foi envolver os jovens em diversas oficinas e debates sobre temas como as consequências do consumo de drogas, sexualidade e higiene pessoal. Alguns convidados puderam compartilhar suas experiências de vida, como um integrante do grupo Com Vida de Muriaé, que sensibilizou os alunos com a sua história de perdas devido ao consumo de álcool e drogas.
Além disso, profissionais da área da saúde trouxeram informações aos alunos sobre cuidados com o corpo e como evitar certas doenças. A intenção era que compartilhassem esse conhecimento com suas famílias.
“O objetivo do projeto foi fazer um alerta e desenvolver a conscientização dos alunos para as escolhas que eles estão fazendo na vida, a fim de que saibam valoriza-la e compreendam que ela deve ser vivida intensamente, porém com responsabilidade. Eles ouviram dos diversos palestrantes que há sempre tempo para tudo e o tempo que eles estão vivendo é o mais valioso, que é o tempo dos estudos”, explica o coordenador do projeto.
Segundo o professor, os alunos participaram com muito entusiasmo das atividades. “Por meio da motivação deles percebemos que acertamos em cheio ao realizar o projeto”, comenta.
A iniciativa foi tão bem acolhida pelos alunos que a proposta é incluí-la no calendário escolar. Eles já deram, inclusive, sugestões de temas para uma próxima semana, como sexo seguro, violência contra a criança e a mulher e pedofilia. A idéia é atingir também os familiares dos estudantes. De acordo com o professor Lucas, uma das proposições é realizar uma oficina com os pais sobre cuidados com o corpo, auxiliada por profissionais da área de saúde.
Já para o próximo semestre, a escola irá desenvolver um novo projeto com o tema “meio ambiente”, tendo em vista que muitos alunos vivem na zona rural e estão em contato direto com a natureza.

Por Daniele Próspero / Blog Educação

Fonte: Matéria publicada no blog educação em 13/ 07 / 09.