quinta-feira, 3 de junho de 2010

Miraí mobiliza comunidade com passeata sobre Educação

O evento contou com a participação de todas as escolas públicas do município e atraiu a atenção da comunidade.
A cidade mineira de Miraí tem dado bons exemplos de como envolver a comunidade em iniciativas sobre educação. Depois da experiência do projeto ‘Inteligente é assim: tudo o que vê… !’, o município realizou mais uma demonstração de mobilização: a passeata do Dia da Educação (comemorado em 28 de abril), realizada no último dia 4 de maio.
O evento reuniu alunos das escolas públicas, que saíram pelas ruas da cidade com faixas e cartazes que traziam mensagens sobre a importância da educação para o desenvolvimento de um país. Todo o material foi produzido pelos próprios estudantes, com o envolvimento de professores e diretores escolares.
Em pouco tempo, a passeata chamou a atenção da comunidade, que parou para ver o trabalho das crianças e jovens. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, de empresas locais e de familiares dos próprios alunos das escolas.
E a mobilização não vai parar por aí. Miraí já está planejando os próximos passos. “Estamos pensando em um grande evento para comemorar um ano do projeto ‘Inteligente é assim: tudo o que vê… lê!’, que acontecerá em agosto. As pessoas abraçaram a ideia e hoje o projeto ganhou muita visibilidade no nosso município. Vamos continuar promovendo esta causa”, conta a Secretária de Educação do município, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota.



Comemoração do Dia do Meio Ambiente

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente - 05 de junho, a Companhia Brasileira de Alumínio - Votorantim Metais, realizou no dia 1º junho, com muita alegria e entusiasmo na cidade de Miraí e no Distrito de Dores da Vitória, a Caravana Cultivando Boas Ações. A programação contou com brincadeiras e atividades voltadas para crianças e adolescentes, com o mascote da empresa o Tatuxito e a apresentação de uma peça de teatro com o nome "Ninguém Merece", onde dois adolescentes discutem a questão do consumo consciente.
O tema foi escolhido pela equipe do meio ambiente da CBA e Votorantim Metais para conscientizar as pessoas a adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades, pois, além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente.
A Caravana Cultivando Boas Ações contou com a participação dos alunos das escolas municipais e de toda a comunidade presente neste grande evento.

Comunicado da Secretaria Municipal de Educação de Miraí

Qualidade em Ação

A todos os Profissionais da Rede Municipal de Educação,

Por ocasião da inauguração do novo pavilhão da Escola Municipal Dom Helvécio, em Dores da Vitória onde está inserida a Biblioteca daquele estabelecimento de ensino, no próximo dia 18 de junho esta Secretaria de Educação estará realizando um Concurso de Desenho, Poesia e Redação como parte integrante do Projeto de Leitura das Escolas Municipais "Inteligente é assim... tudo o que vê... Lê! ". O referido projeto ocorrerá em quatro categorias assim definidas:
Educação Infantil: Desenho.
1º ao 5º anos: Poesia.
6º ao 9º anos: Redação.
Os níveis acima descritos serão apenas para os alunos da Escola Municipal Dom Helvécio.
Já na categoria Profissionais da Educação convidamos a todos os servidores de todas as escolas de nossa rede para concorrer com uma redação com o mínimo de 20 linhas e máximo de 25 linhas.
O tema deste concurso é: "A Importância de uma Biblioteca na Escola".
O prêmio para os vencedores será um livro de acordo com cada categoria e o valor de R$100,00 em dinheiro.
Certos de podermos contar com um número bastante significativo de adesão a este projeto de crescimento cultural e educacional nesta nobre empreitada de articulação em prol da leitura tão importante na vida de todos nós, subscrevemo-nos agradecidos.
Atenciosamente,
Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota - Secretária Municipal de Educação