sábado, 26 de novembro de 2011

Gincana Estudantil

Alegria. Esta palavra encaixa-se perfeitamente na Gincana Estudantil, com a participação de pais e alunos, realizada pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com o Instituto Votorantim, no dia 18 de novembro, na Praça Doutor Miguel Pereira.O objetivo da gincana é aproximar os pais para acompanharem a vida escolar de seus filhos com o intuito de proporcionar a participação ativa dos mesmos dentro do ambiente escolar.

Secretaria Municipal de Educação de Miraí realiza o I Fórum Microrregional de Educação

O I Fórum Microrregional de Educação pela Mobilização Social e Plano de Ações Articuladas foi realizado em 17 de novembro no Centro Comunitário Madalena Machado Moraes. O evento contou com a participação da assessora do Ministério da Educação, Linda Goulart, e do Técnico do Ministério da Educação, Luiz Hudson Guimarães, além da equipe local responsável pela elaboração do PAR e representantes de outros 16 municípios da região.


A iniciativa que integra o projeto Parceria Votorantim pela Educação é promovida em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Miraí. Na oportunidade foram premiados os alunos vencedores do Concurso Tempos de Escola, Hyan da Silva Resende - 4º ano e Vanessa Maria Proba Pereira - 7º ano, da Escola Municipal Dom Helvécio e Raphaella Silva Trota - 2º ano, da Escola Estadual Santo Antônio.



PAR- Plano de Ações Articuladas

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.
A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005 2007 e 2009).

Como elaborar o PAR:

Para elaborar o PAR, o Ministério da Educação fornece aos entes federados os seguintes documentos:
Informações pré-qualificadas sobre a rede de ensino: é um conjunto de tabelas com Indicadores Demográficos e Educacionais (IDE) dos municípios, estados e Distrito Federal para que se conheça o perfil da sua população e da sua rede de ensino.
Orientações Gerais para Elaboração do Plano de Ações Articuladas dos Estados (PAR 2011 – 2014): documento elaborado para orientar a aplicação voluntária dos instrumentos oferecidos aos estados e ao Distrito Federal. Ele traz orientações gerais sobre aspectos importantes que antecedem o trabalho a ser realizado e os principais procedimentos para sua execução.
Instrumento Diagnóstico – PAR Estadual 2011 - 2014: de caráter participativo, tem por objetivo promover uma análise compartilhada da situação educacional, na rede estadual e do Distrito Federal, para coleta de informações quantitativas e qualitativas. O instrumento está estruturado em quatro grandes dimensões, compostas por áreas de atuação e com indicadores específicos, totalizando 100 indicadores para os estados e 107 indicadores para o Distrito Federal.
Instrumento Diagnóstico – PAR Municipal 2011 - 2014: de caráter participativo, tem por objetivo promover uma análise compartilhada da situação educacional, na rede municipal, para coleta de informações quantitativas e qualitativas. O instrumento está estruturado em quatro grandes dimensões, compostas por áreas de atuação e com indicadores específicos, totalizando 82 indicadores.
Todos os municípios que elaboram o PAR podem receber assistência técnica e/ou financeira do MEC.