terça-feira, 14 de julho de 2009

Projeto "Eu me amo - Semana pela Vida" leva informações aos alunos de Miraí

Com o intuito de promover de fato uma formação integral dos jovens estudantes e não apenas "conteudista", a Escola Municipal Dom Helvécio, da cidade de Miraí (MG), criou o projeto “Eu me amo - Semana pela Vida”.
“A proposta é formar cidadãos capazes de mudar sua realidade e a realidade do mundo. Pretendemos que os alunos se desenvolvam e valorizem ainda mais os estudos, pois só assim o município irá crescer e eles crescerão junto”, explica o professor Lucas Esperança da Costa, um dos coordenadores da iniciativa, em parceria com a professora Alessandra do Carmo Alonso.
O projeto contou a participação de cerca de 90 alunos, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e teve apoio da equipe escolar, além da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação.
A proposta da semana foi envolver os jovens em diversas oficinas e debates sobre temas como as consequências do consumo de drogas, sexualidade e higiene pessoal. Alguns convidados puderam compartilhar suas experiências de vida, como um integrante do grupo Com Vida de Muriaé, que sensibilizou os alunos com a sua história de perdas devido ao consumo de álcool e drogas.
Além disso, profissionais da área da saúde trouxeram informações aos alunos sobre cuidados com o corpo e como evitar certas doenças. A intenção era que compartilhassem esse conhecimento com suas famílias.
“O objetivo do projeto foi fazer um alerta e desenvolver a conscientização dos alunos para as escolhas que eles estão fazendo na vida, a fim de que saibam valoriza-la e compreendam que ela deve ser vivida intensamente, porém com responsabilidade. Eles ouviram dos diversos palestrantes que há sempre tempo para tudo e o tempo que eles estão vivendo é o mais valioso, que é o tempo dos estudos”, explica o coordenador do projeto.
Segundo o professor, os alunos participaram com muito entusiasmo das atividades. “Por meio da motivação deles percebemos que acertamos em cheio ao realizar o projeto”, comenta.
A iniciativa foi tão bem acolhida pelos alunos que a proposta é incluí-la no calendário escolar. Eles já deram, inclusive, sugestões de temas para uma próxima semana, como sexo seguro, violência contra a criança e a mulher e pedofilia. A idéia é atingir também os familiares dos estudantes. De acordo com o professor Lucas, uma das proposições é realizar uma oficina com os pais sobre cuidados com o corpo, auxiliada por profissionais da área de saúde.
Já para o próximo semestre, a escola irá desenvolver um novo projeto com o tema “meio ambiente”, tendo em vista que muitos alunos vivem na zona rural e estão em contato direto com a natureza.

Por Daniele Próspero / Blog Educação

Fonte: Matéria publicada no blog educação em 13/ 07 / 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário