quarta-feira, 29 de julho de 2009

Poeta homenageia Miraí

No dia quatro de julho, aconteceu o lançamento das poesias de Manuel Rocha. O evento reuniu amigos em um hotel da cidade ( Hotel Central ) que puderam apreciar as poesias em estilo Cordel. Este estilo foi trazido para o Brasil pelos portugueses no início da colonização. O nome Cordel era ligado à forma de comercialização deste material em Portugal, que era pendurado em cordões, lá chamado de Cordéis.
Manuel é natural de Volta Redonda e trás em seus poemas uma homenagem a Miraí e aos filhos dessa terra. Segundo ele, aqui existe um povo de muitas histórias e a cidade faz por merecer a exaltação que tem.
"Não nasci poeta, nem pensava em ser um. Comecei a escrever já com 55 anos, hoje tenho 58 e agora não tenho mais vontade de parar", diz Manuel."
O poeta afirma que este trabalho é também uma homenagem à sua esposa Ema Ângela Schelb Vieira que é miraiense. Ema é uma das responsáveis por este tabalho em estilo cordel.
Durante o lançamento os convidados puderam votar nos melhores poemas. Os vencedores iriam para as páginas do primeiro livro do autor previsto para ser lançado em outubro. E no ano do centenário do cantor e compositor Ataulfo Alves muitos poemas relembraram toda a trajetória deste mestre da música popular brasileira.
Os convidados se emocionaram ao ler poemas e descobriram ali personagens que fazem parte da história da pequena Miraí. Manuel garante que outros poemas virão e contarão histórias de andarilhos como Quirino e Joventino. Para ele, esta terra de encatamentos traz inspiração que " flui no fundo da alma e se revela ao papel de uma forma tão rica e apreciável".
O historiador Luizito Pereira, um dos incentivadores de Manuel esteve presente no lançamento. Para ele Miraí sempre surpreende e o poeta é mais um que se rende às histórias dessa terra. "Quando à Ataulfo, não há como falar dessa cidade e esquecer que este homem tornou-se conhecido e nos fez ser conhecido. Não teria como Manuel não homenageá-lo," acrescenta Luizito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário