quarta-feira, 2 de março de 2011

Miraí se destaca no cenário educacional brasileiro e secretária de educação é convidada a participar de mesa de debate em São Paulo

Entre dezenas de municípios de todo o país que aderiram e fazem parte do Projeto Parceria Votorantim pela Educação,o município de Miraí foi escolhido para representar os demais numa mesa de debate sobre os desafios da educação na esfera local no dia 1º de fevereiro, na sede do Instituto, em São Paulo, por ocasião da realização do trabalho de Oficinas de Formação dos Mobilizadores.
A Secretária de Educação, Maria do Carmo Trota, foi então convidada como gestora pública pelo seu trabalho e resultados alcançados em Miraí.
A atividade teve como proposta discutir as diferentes responsabilidades e papéis que cada agente da sociedade tem em garantir uma educação de qualidade.
Participaram da iniciativa, a Secretária Municipal de Educação de Miraí (MG), Maria do Carmo Trota, o representante da organização social Pira21 de Piracicaba (SP), professor Ely Eser Barretos, e a diretora da escola municipal Margarida Salaberry Maiche, Gisiane Añaña, de Arroio Grande (RS). O debate foi mediado por Diogo Quitério, do Instituto Votorantim.
A secretária de educação convidada trouxe a experiência da gestão pública em Miraí, interior de Minas Gerais. Questionada pelo moderador, a Secretária de Educação, Maria do Carmo Trota, falou sobre o desafio de fazer um trabalho sólido, que tenha continuidade, apesar das trocas de liderança na gestão municipal. “Quatro anos de trabalho é muito pouco para quem quer fazer muito e bem feito, mas tentamos não perder o foco.”
Maria do Carmo está na segunda gestão à frente da secretaria de educação. A gestora falou dos desafios de superar as batalhas partidárias. “Se o trabalho feito numa administração é bom e a próxima gestão muda de partido, a tendência é que tudo seja desconstruído”. Porém, a experiência de Miraí mostra que o modelo pode ser diferente. “Hoje trabalhamos com pessoas de diversas siglas partidárias. Pensamos que nossa missão está pautada em um bem maior, que é a educação.”
A secretária comentou ainda sobre os avanços que o pequeno município vem obtendo nos indicadores de qualidade da educação. “Em 2007, o IDEB de Miraí já era alto. Então, nosso desafio era ainda maior. Desta forma, atuamos não só para conservar nosso resultado, como para galgar um índice ainda maior.” Maria do Carmo não esqueceu, ainda, de citar as parcerias que firmou no município. “O trabalho com o Instituto Votorantim, por exemplo, vem nos ajudando a atingir vários objetivos.”
(Parte do texto foi extraído do blogEDUCAÇÃO do Instituto Votorantim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário