domingo, 5 de dezembro de 2010

Feira do Conhecimento fomenta o prazer pela leitura nos alunos da Escola Municipal Ninho da Águia

O objetivo de aproximar as crianças da literatura e fomentar o prazer de ler, não apenas na escola, mas também entre as famílias, foi o que deu origem à I Feira do Conhecimento, da Escola Municipal Ninho da Águia.

Durante os dias 28 e 29, visitantes, em especial os pais dos alunos, tiveram a oportunidade de apreciar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e apresentados como muito capricho pelos educadores e estudantes da entidade.
A Feira faz parte de um projeto piloto desenvolvido em todas as escolas municipais de Miraí para melhorar as habilidades e competências de leitura e escrita dos alunos. O Projeto "Inteligente é assim... Tudo o que vê, lê!", foi criado pela Secretaria Municipal de Educação e tem dado muitos resultados positivos.
Na Escola Ninho da Águia, por exemplo, o projeto motivou a realização desta Feira que alimentou o interesse e a motivação dos alunos. Ao longo do ano, cada turma estudou um autor de literatura infanto-juvenil, e com o despertar da imaginação, as salas de aula viraram verdadeiras oficinas, reconstruindo personagens, resgatando brincadeiras antigas e desenvolvendo uma enorme variedade de artes.
As salas por onde passaram os visitantes foram decoradas com os trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos, criando um ambiente de história infantil que envolveu até os adultos.
A primeira-dama Vera Moraes visitou o evento e se emocionou com o trabalho bem desenvolvido por toda a equipe da escola. "É contagiante presenciar as crianças recitando poesias e mostrando com orgulho, tudo aquilo que elas conseguiram desenvolver. A Escola Municipal Ninho da Águia está de parabéns. Tenho certeza, que depois desta Feira o rendimento escolar das crianças será muito maior", declarou Vera.
A Feira do Conhecimento trouxe para todos que participaram o prazer de ler, pois "ler é acreditar que a leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala, a alma responde".
Fonte: Jornal Opinião Miraiense - Dezembro / 2010.

Um comentário:

  1. Parabéns, Thiago pela iniciativa e a todos que implementaram e participaram deste projeto. Tenho certeza de que como uma equipe tão integrada, inovadora e competente a educação em Miraí terá ganhos ainda mais significativos. Levar os pais para o ambiente escolar contribui com esse desenvolvimento, já que a educação não se faz apenas dentro da instituição escolar.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir