sábado, 11 de junho de 2011

Concurso Tempos de Escola

Começou, 1º de maio, o período de inscrição para a 3ª edição do Concurso Tempos de Escola. Promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Canal Futura, o concurso visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios brasileiros participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação (veja quadro abaixo).
A edição deste ano apresenta algumas novidades. Para possibilitar uma maior participação dos estudantes e estimular nas crianças o prazer pela escrita foi criada a categoria Ensino Fundamental I, voltada para alunos do 3º ao 5º. Com isso o concurso passa a ser dividido em três categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Outra mudança diz respeito ao tema das redações. Diferentemente dos anos anteriores, nesta 3ª edição cada categoria terá um tema próprio, sempre com o foco na valorização da escola e da educação. Há novidades, também, nos prêmios que serão entregues aos autores das melhores redações. Confira no quadro abaixo:


Os professores orientadores e a direção das escolas vencedoras também serão homenageados, recebendo como prêmio um kit de materiais pedagógicos e uma senha de acesso à plataforma FuturaTEC (HTTP://futuratec.org.br), espaço virtual em que estão disponíveis as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.
Serão escolhidas até três redações por município, sendo um premiado por cada categoria. Os textos vencedores provenientes das 30 cidades participantes serão publicados, posteriormente, num livro coletivo que tem o seu lançamento previsto para 2012.
O Concurso Tempos de Escola premiará, ainda, como Destaques Nacionais os autores dos três melhores textos, sendo um por cada categoria. Cada aluno vencedor e seu respectivo professor orientador receberão um computador de presente.
O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. Para isso, o Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas.
Para participar, os estudantes têm até o dia 31 de julho de 2011 para enviar o texto e preencher a ficha de inscrição disponível na página do concurso (www.blogeducacao.org.br/temposdeescola). A escolha do gênero literário (exemplo: biografia, crônica, poesia, reportagem etc) que servirá como base para a elaboração da redação fica a critério dos próprios alunos. O importante é lembrar apenas que todos os textos devem ser feitos a partir de entrevistas realizadas pelos alunos e de suas próprias percepções e reflexões. Para isso, converse com algum de seus familiares, vizinhos, professores, funcionários da escola entre outras pessoas da comunidade e transforme essa história numa bela redação. A divulgação dos melhores trabalhos será feita em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário