domingo, 19 de fevereiro de 2012

Na Volta às aulas, MEC incentiva o acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes

A partir de fevereiro, escolas de todo o país iniciam o processo de volta às aulas. Ciente disso, o Ministério da Educação – MEC, por meio do Plano de Mobilização Social pela Educação, está lançando a campanha Para a educação melhorar, todos devem participar.
O objetivo desta ação é ressaltar a importância da participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos durante todo o ano letivo, e não apenas nas duas primeiras semanas de aula. Como parte das atividades da campanha, o MEC elaborou uma cartilha com ilustrações do cartunista Ziraldo, que traz dicas e orientações para o cuidado com a educação dos filhos em casa e na escola. A cartilha deve ser distribuída aos pais pelos mobilizadores locais durante o início das aulas. Ao longo do ano passado, foram distribuídas mais de 40 mil cartilhas durante as atividades do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE. Para este ano, todas as ferramentas de comunicação do Instituto Votorantim voltadas à mobilização social pela educação, como o Blog Educação, o Twitter e o Facebook , estão à disposição do MEC para divulgar esta ação.


Dicas da cartilha: Para a Educação melhorar, todos devem participar.


Tarefas escolares. Uma das orientações presentes na cartilha ressalta a importância das tarefas escolares e acrescenta que “os pais não devem fazer o dever para os filhos”. Caso a criança/adolescente manifeste algum tipo de dificuldade, a maneira correta de ajudar no processo de aprendizagem é conversar com ela e com o professor.
Leitura. A cartilha aconselha o incentivo à leitura desde cedo, por meio de atividades lúdicas e passeios às bibliotecas da cidade. “Se os pais têm o hábito de ler diante da criança, de contar histórias antes dela dormir e de frequentar bibliotecas, elas chegam à escola encarando a leitura como algo importante e prazeroso”, afirma Débora Samori.
Acompanhamento. Segundo o documento, os pais devem sempre manifestar interesse pela educação de seus filhos. “Sabemos que vale mais o que os pais fazem do que o que falam. Dessa forma, os filhos percebem que o acompanhamento escolar é relevante para os pais e buscam corresponder ao cuidado, também se importando com a escola”, explica Patrícia Diaz.
Qualidade. A cartilha orienta a verificação da qualidade do ensino oferecido. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que vai de 0 a 10, permite que os pais saibam se os filhos estão aprendendo o que deveriam conforme a idade. Diretores e professores são as pessoas mais indicadas para informar o desempenho alcançado pela escola e de que forma esse resultado pode melhorar.
E você, costuma acompanhar a vida escolar de seus filhos? Que dicas daria para outros pais?

Fonte: http://www.blogeducacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário