sexta-feira, 28 de maio de 2010

Projeto de leitura e escrita provocam uma onda de mobilização dos miraienses pelo valor da educação

Duas iniciativas ligadas à educação vêm chamando a atenção da população de Miraí. A primeira é o Concurso Tempos de Escola do projeto Parceria Votorantim pela Educação, que mobilizou a comunidade escolar em sua primeira edição, realizada em 2009. A segunda é o Projeto de Leitura - Inteligente é assim: tudo o que vê... lê! realizado na Rede Municipal de Educação.
No último mês foi realizada a entrega do prêmio Tempos de Escola para a aluna Andreza Luiza de souza, da Escola Municipal Dom Helvécio, vencedora no município. O evento aconteceu na própria escola e contou com a presença da Secretária de Educação, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, do Supervisor Administrativo da CBA, Marcos Antônio Martins da Silva, e da Diretora da escola, silmane Maria de Oliveira.
Pela primeira colocação, a estudante recebeu uma máquina fotográfica digital e a escola ganhou um kit Pedagógico do Canal Futura.
A outra iniciativa que tem mobilizado os estudantes da cidade é um projeto que tem como objetivo resgatar o prazer pela leitura com base nos grandes nomes da literatura. Os alunos pesquisam e apresentam trabalhos sobre as obras de grandes escritores como Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Monteiro Lobato.
A Secretária de Educação de Miraí, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota explica que "infelizmente, desde muito tempo, a falta de hábito da leitura tem sido um dos maiores vilões na realidade das escolas de todas as redes". O projeto de Leitura tem resgatado o prazer pela leitura e o sucesso entre os alunos é grande.
A aceitação da comunidade não poderia ser melhor. "As pessoas abraçaram a ideia e hoje o projeto ganhou muita visibilidade no nosso município", explicou a secretária. Os alunos têm participado de outros eventos e comemorações da cidade, mostrando a importância da leitura na vida do cidadão.
Recentemente, o fato que mais marcou esta iniciativa foi a inauguração das novas instalações dos Correios no município. O evento contou com a presença do diretor dos Correios de Minas Gerais, Fernando Miranda, que se emocionou ao receber uma carta de um estudante agradecendo o investimento direcionado à cidade. Maria do Carmo, também presente no evento, conta que a ideia era apenas resgatar o hábito de redigir cartas e mostrar a gratidão da nossa comunidade. " Mas a iniciativa rendeu frutos maiores. Acabamos de receber um retorno dos Correios dizendo que farão a doação de cinco computadores para a escola."
E o projeto não vai parar por aí. segundo a Secretária de educação, 2010 será um ano agitado. "Nossa próxima ação será uma passeata que alertará a comunidade para a importância da leitura, marcada para o dia da Educação, comemorado em 28 de abril. E temos mais surpresas. Estamos planejando um grande evento para comemorar um ano de projeto, que acontecerá em agosto", garante Maria do Carmo, empolgada com a evolução desta iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário