domingo, 11 de julho de 2010

Ler na Praça

A Escola Municipal Dr. Justino Pereira viajou com a leitura pelo mundo encantado de Ziraldo e Ana Maria Machado, na Praça Dr. Miguel Pereira, no dia 30 de maio, cumprindo parte do Projeto de Leitura " Inteligente é assim: Tudo o que vê... lê!", para estimular as crianças a desenvolverem o prazer e hábito da leitura.
A abertura pela manhã contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Maria do Carmo Oliveira Silva e Trota, da Pedagoga Maria do Carmo Osta Mendes, da primeira dama Vera Lúcia Moraes Resende, da comunidade miraiense e de todo corpo docente e discente.
Inicialmente, aconteceu a apresentação de uma peça teatral, adaptada pela professora Conceição Tavares Pinheiro com seus alunos do 1º ano que teve como tema "A Família do Bichinho da Maçã", uma homenagem ao escritor Ziraldo.
Foram montadas barracas com oficinas pedagógicas relacionadas às obras dos escritores homenageados com resultados surpreendentes.
As crianças aprenderam e divertiram ao mesmo tempo juntamente com seus professores.
Brilhantemente, os alunos e professores dos 4º e 5º anos com o suporte de uma das coordenadores do projeto, professora Maria das Dores Marani Martins Rossi, produziram histórias maravilhosas. Ficou notório que o objetivo do projeto que é estimular o gosto pela leitura está sendo alcançado gradativamente. Prova disso foi que no momento da apresentação da leitura das histórias no palco pelas equipes das oficinas pedagógicas a disputa entre os alunos foi acirrada. As histórias produzidas, futuramente serão ilustradas e encadernadas com uma noite de autógrafos para conclusão do trabalho dos alunos.
À tarde o trabalho foi finalizado com a apresentação de mais uma peça teatral intitulada "A Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado com os alunos das professoras Isabel Milane e Ângela Garcia.
A escola é o berço da formação integral do aluno, crescimento e sustentação de futuros cidadãos.
Com base neste diagnóstico, os educadores estão trabalhando a vocação, o saber e o aprendizado dos alunos para que se curvem sobre livros em busca de talento.
É dever da escola trabalhar hoje para no futuro não serem meros escritores mecânicos e sim escritores que usem a alma em busca da beleza do mundo.

Por: Filomena Maria Martins Pereira ( professora da Eja da Escola Municipal Dr. Justino Pereira )
Matéria publicada no Jornal Opinião Miraiense em Junho/julho de 2010.
Jornalista Responsável: Débora Moraes Resende Riguini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário