segunda-feira, 13 de setembro de 2010

1º Aniversário do Projeto de Leitura



Um SUCESSO. Esta palavra encaixa-se perfeitamente no grande evento que ocorreu no dia 31 de agosto na praça Doutor Miguel Pereira em comemoração ao 1º aniversário do Projeto de Leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê... lê!
O projeto teve seu início em meados de 2009, mas é bom ressaltar que este tipo de trabalho, intitulado Feira Cultural, já acontecia nas escolas do município desde 2005, com efetiva participação de todos os funcionários, alunos e pais, além da marcante presença da comunidade local. E o Projeto de Leitura implementado pela Secretaria Municipal de Educação surgiu para completar este processo educacional enriquecedor e dar um suporte maior para os educadores, orientando-os adequadamente a utilizar - se de diversas práticas educativas para o enriquecimento de suas aulas, tornando-as mais criativas e dinâmicas e, despertando, dessa forma, nos alunos o gosto pelo aprendizado.
Então, com a aceitação dos envolvidos em relação ao projeto, resolveu-se expandir o mesmo em praça pública para comemorar o 1º ano de existência do mesmo e para que toda a comunidade tomasse conhecimento do maravilhoso trabalho que está sendo realizado em todas as escolas municipais.
Com um rico conteúdo em mãos, as escolas deram um show de competência e criatividade na organização dos trabalhos realizados pelos alunos durante todo o 1º semestre.
Foram apresentados em exposição, sob o olhar atento dos presentes, diversos trabalhos de variados escritores como Ziraldo, Ana Maria Machado, Maurício de Sousa, José Paulo Paes, Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Chico Buarque, Roseana Murray, Ruth Rocha, Bartolomeu Campos, entre outros. Todos muito criativos e chamando bastante atenção de quem passava na praça para prestigiar este marco histórico na educação municipal.
Em um palco montado no centro da praça, tivemos, também, declamação e peça teatral referentes aos escritores mencionados acima. O público ficou entusiasmado e emocionado com cada apresentação dos alunos. Pôde-se observar uma grande magia no ar, envolvendo sorrisos, gestos, alegria e brilho no olhar.
Durante as festividades, foi realizado através de votação popular a escolha do nome da nossa querida mascote: Alfaluz. Esta terá participação fundamental para a continuidade deste grandioso projeto. Seu objetivo principal será visitar todas as escolas com o intuito principal de alertar os nossos alunos no que diz respeito à leitura. Será uma forma dinâmica e revolucionária de interação construtiva, alertando os mesmos que ler é a porta aberta para o mundo, ou seja, a melhor coisa que existe para engrandecer o homem e que, através dela possamos viajar para outros países sem sairmos do lugar, apenas viajando mediante a imaginação. Por isso, a função da mascote Alfaluz é despertar nos alunos o gosto pela arte de ler.
Segundo a pedagoga, Maria do Carmo Osta Mendes, o projeto de leitura desenvolvido nas escolas municipais é um evento de grande significado em prol do aprimoramento do processo de leitura, das crianças no período de alfabetização. Este projeto é realizado com muita dedicação, profissionalismo, competência e conhecimento específico por parte do corpo docente das escolas participantes. Agradeço e parabenizo a cada um dos profissionais da educação que fizeram com que esse sonho se tornasse realidade.
É importante ressaltar que, desde 2009, o projeto vem encantando e conquistando adeptos por toda a comunidade miraiense e regional. E, para nossa alegria, o mesmo está servindo de modelo a ser seguido por diversas cidades vizinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário