sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fórum DiverCidades Criativas

No período de 30 de julho a 01 de agosto de 2009, aconteceu na cidade de Cataguases o Fórum DiverCidades Criativas. Um Fórum sobre Cidades Criativas, Educação, Tecnologia e Economia da Cultura para anunciar publicamente o projeto de implantação do Pólo Audiovisual, Animação e Mídias Digitais.
No decorrer do evento, além de debates e palestras, foi apresentado mostras audiovisuais, espetáculos e performances multimídias, exposições, lançamento de livros, site, festival gastronômico, cinema de rua e novos projetos.
Uma realização da Fábrica do Futuro e do Sebrae em parceria com as Prefeituras Municipais, Instituições e empresas da região, com a presença de autoridades, produtores, gestores, educadores, especialistas, pesquisadores e realizadores de diversas regiões do país.

Gestor da Fábica do Futuro, César Piva, falou sobre a importância do Fórum para a cidade e de como as políticas culturais estão mudando a forma de pensar e fazer comunicação.

O projeto envolve inicialmente três cidades da microrregião da Zona da Mata Mineira: Cataguases, Leopoldina e Miraí.

Representantes da cidade de Miraí presente no evento especial, na Fábrica do Futuro, para o lançamento do Pólo de Audiovisual, Animação e Mídias Digitais.

Tela Viva

Cinema valoriza realidade cultural no Patrimônio

Em Miraí, no ano em que os miraienses recordam com maior ênfase a cultura local devido ao centenáro do sambista Ataulfo Alves, a magia do cinema também assume o seu lugar e encanta os moradores do distrito do Patrimônio, com exibições públicas e gratuitas de filmes brasileiros.

O filme "A Velha Afiar", do cineasta Humberto Mauro, de 1996, o documentário " A Ilha das Flores" e a apresentação de vários curtas de animação infantil foram a sensação do Projeto Tela Viva de Cultura e Cidadania que aconteceu no dia sete de agosto.

Além das exibições dos filmes na Praça do Patrimônio, o Projeto Tela Viva organizou oficinas com grupos de jovens e adultos para registrar causos e manifestações populares da localidade. Os representantes deste projeto no Patrimônio são Madalena, Valéria e Felipe. Realizado por meio do Programa de Democratização Cultural do Instituto Votorantim, a proposta principal do Projeto é possibilitar o acesso à população da região à produção audiovisual realizada no Brasil, bem como, um novo olhar, reconhecimento e valorização da diversidade e das realidades locais.

O Projeto Tela Viva tem o patrocínio da CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, Votorantim Metais e Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Através de uma unidade móvel de Cinema e Tv, especialmente equipada, o Projeto irá percorrer no período de julho a novembro de 2009, além da cidade de Miraí, os municípios de Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, São Sebastião da Vargem Alegre, Descoberto e Muriaé.

Os filmes exibidos são da Programadora Brasil, um projeto de distribuição e formação de público promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A instituição disponibiliza para exibição pública um acervo de mais 350 obras que apresentam histórias do imaginário brasileiro e dos seus autores.

A primeira-dama Vera Moraes Resende acompanhou de perto a exibição dos filmes e deu seu parecer. "Valorizar a nossa cultura é algo valoroso e por meio do cinema gera ainda mais prazer. É muito gratificante receber e participar de um projeto como este, principalmente, durante um momento tão difícil como o que estamos vivendo, devido a crise econômica mundial. Nosso povo precisa mesmo se descontrair e receber informações de maneira agradável", comenta Vera que também é parceiro do Projeto Tela Viva.

Enquanto muitos moradores assistiam sentados em cadeiras na praça, outros se acomodavam em bancos ou nas janelas de suas casas aproveitando os momentos mágicos da sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário