sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gestar II motiva professores e acelera melhoria do ensino

Ministrado pelos professores Thiago Meira e Victor Hugo ( Santana de Cataguases ), sob a coordenação da Secretaria de Educação de Miraí, o programa Gestar II se caracteriza como sendo de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática.
O Gestar II foi criado para incentivar e provocar a melhora do processo de ensino/aprendizagem. A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, aprimorar a capacidade de compreensõ e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Tem como base os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de 5ª a 8ª séries ( 6º ao 9º anos ) do Ensino Fundamental.
" Fico muito feliz em ver a participação efetiva de todos os professores cursistas envolvidos. Eles estão dando um show de entusiasmo, dedicação e profissionalismo. Posso dizer que é um grupo unido e com um único objetivo: lutar por uma educação de qualidade", conta o professor Thiago que desenvolveu um blog para a exposição das atividades.
Esse projeto grandioso conta com a participação de dez professores municipais de três cidades: Miraí, Santana de Cataguases e São Sebastião da Vargem Alegre.
Os encontros são ministrados quinzenalmente com duração máxima de quatro horas. Até o término do programa são necessários aplicar 12 oficinas coletivas onde são desenvolvidas diversas atividades por meio dos Cadernos de Teoria e Prática. Os encontros envolvem dinâmicas que motivam o professor a relacionar os aspectos teóricos discutidos à sua prática cotidiana em sala de aula e a compartilhar reflexões e estratégias com os seus colegas de grupo. Enfim, discuti as técnicas e os métodos a serem trabalhados, visando a melhoria da qualidade do ensino, deixando as aulas mais criativas e dinâmicas aos olhos dos alunos e despertando neles o interesse pelo aprendizado. O trabalho é totalmente voltado ao desenvolvimento da compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
O trabalho do professor Thiago de Meira Rezende pode ser acessado e conferido através de seu blog http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/ / que serviu de modelo no encontro de tutores na cidade pólo de Barbacena. Este programa está se desenvolvendo num ambiente de competência e criatividade. Um verdadeiro show. Vale à pena conferir!


Um comentário:

  1. Thiago... parabéns por seu trabalho... é um orgulho tê-lo na educação!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir