segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Programa de formação continuada motiva professores da rede municipal de Miraí

Para responder ao desafio da aprendizagem dos alunos da rede municipal de educação com qualidade, a cidade de Miraí (MG) está participando do programa Gestar II, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, uma iniciativa do Ministério da Educação, destinado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é a formação continuada, com a atualização dos saberes profissionais, por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
O programa teve início no mês de maio e os 10 professores participantes – moradores também das cidades de Santana de Cataguases e São Sebastião da Vargem Alegre – se encontram presencialmente a cada 15 dias. As reuniões envolvem dinâmicas que motivam o professor a relacionar os aspectos teóricos discutidos às suas práticas cotidianas em sala de aula, além de compartilhar reflexões e estratégias.
Segundo o professor Thiago de Meira Rezende, um dos que participam do Gestar II em Miraí, a ideia é discutir os métodos a serem trabalhados na escola, visando à melhoria da qualidade do ensino. “Queremos deixar nossas aulas mais criativas e dinâmicas aos olhos de nossos alunos, despertando neles o interesse pelo aprendizado. O trabalho é totalmente voltado ao desenvolvimento da compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos”, completa.
Todas as atividades que os professores realizam em suas escolas na área de Língua Portuguesa também são compartilhadas em um espaço virtual: http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/. O objetivo principal é interagir e permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, a fim de acompanhar os trabalhos elaborados.
O educador Thiago, que coordena o Blog, diz que os professores têm se mobilizado bastante para disseminar o máximo de informações. No espaço, os educadores publicam também fotos dos alunos durante os trabalhos nas escolas, além de relatórios das atividades, em que são destacadas informações como o planejamento feito e as dificuldades e facilidades encontradas no momento da aplicação. Além, é claro, de todas as atividades que são concretizadas nos encontros presenciais.
O espaço acaba sendo também um grande motivador das ações. O recado aos educadores está dado:

Professores cursistas,

Sejamos como o sol que não usa nenhuma recompensa, não espera lucros, nem elogios, nenhuma fama. Simplesmente brilha.”

Matéria publicada no Blog Educação em 31 de agosto de 2009. Visite o Blog aí galera: http://www.blogeducacao.org.br/

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